notícias

Vitamina D e o Inverno

Publicada: 27/07/2016

Fonte: Centro de Informações sobre Medicamentos do Rio Grande do Sul - CIM-RS

            Vitamina D é importante para o metabolismo, tendo grande influência na estrutura óssea, visto que sua deficiência pode levar a osteomalacia (amolecimento dos ossos) em adultos e raquitismo em crianças. Pouco conhecido é o fato que sua escassez pode ocasionar doenças cardiovasculares, aumentar incidência de doenças autoimunes e de câncer. Esta vitamina é sintetizada naturalmente no corpo humano, mas para isso é necessária exposição da pele à radiação ultravioleta. Também pode ser obtida da dieta, pela ingestão de ovos, peixes gordurosos e carne, alimentos ricos desse nutriente.

           No inverno, as temperaturas mais baixas impedem que as pessoas saiam com frequência e dias nublados diminuem a exposição à radiação UV, o que pode levar a uma deficiência da vitamina D. Mas o quanto essa produção é realmente afetada?

           Em estudos avaliando variações plasmáticas de vitamina D em diferentes localidades, foi verificado que em muitas pessoas residentes em locais de latitudes moderadas a altas, os níveis da vitamina variam entre verão e inverno.Entretanto, muitas pessoas conseguem manter seus níveis plasmáticos normais mesmo após longos meses sem exposição ao sol devido a uma dieta adequada. 

           Mas substituir totalmente a exposição à radiação solar para a produção interna de Vitamina D por suplementação seria uma boa alternativa?

         Estudos afirmam que esta suplementação não é equivalente a Vitamina D naturalmente produzida pelo organismo. A irradiação de UV pode aumentar uma grande variedade de hormônios, proteínas e citocinas. O Calcitriol produzido na pele pode proteger contra câncer de pele, inclusive contra melanoma. Produção de óxido nítrico na pele é aumentada na mesma hora por UV-A, o que diminui a pressão sanguínea sistêmica, indicando que existem outras atividades relacionadas à exposição à luz solar além da produção de vitamina D. Por isso, a exposição à luz solar não deveria ser completamente substituída por suplementação alimentar, porém devem-se avaliar se os benefícios da maior exposição à luz solar superam os malefícios, como maior risco de câncer de pele por exemplo.

confira outras notícias

Posse CIPA 2020

Publicada: 05/12/2019

CIPA 2020

RESULTADO DO PDV

Publicada: 19/03/2019

RESULTADO DO PDV - Programa de Desligamento Voluntário

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA

Publicada: 14/12/2018

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA