tele-entrega
Publicada: 26/04/2016
Fonte: ANVISA e FIOCRUZ
Já foram registrados, neste ano, surtos de caxumba na Grande Porto Alegre. Surto é quando ocorrem dois ou mais casos relacionados, restrito a um espaço delimitado, como escolas, empresas, creches, quartel e grupos reunidos.
A caxumba é causada pelo vírus Paramyxovirus. Os sintomas de caxumba começam após um de incubação de aproximadamente 18 (14-28) dias. O vírus causa aumento das glândulas salivares, geralmente as parótidas (uni- ou bilateralmente), dor e febre. Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos nos homens ou dos ovários nas mulheres e levar à esterilidade. Por isso, é necessário redobrar a atenção nesses casos e ter acompanhamento médico.
A transmissão se dá por via aérea, através de gotículas ou pela saliva. A transmissão começa seis dias antes das manifestações clínicas e vai até nove dias após o surgimento dos sintomas.
O tratamento é feito com repouso e analgésicos. A melhor maneira de evitar a Caxumba é através da vacinação. A vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é disponibilizada pelo Programa Nacional de Imunizações para pessoas com até 49 anos de idade. Desde 2013 é aplicada em todas as crianças aos 12 meses, com reforço aos 15 meses e está disponível nos Postos de Saúde.
confira outras notícias
Publicada: 14/12/2018
PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA