tele-entrega
Publicada: 28/04/2016
Fonte: Carvalho, JP; Barros, MG. Uso correto de medicamentos: cartilha. Rio de Janeiro: Instituto de Tecnologia em Fármacos, 2011. 16 p.
Todos os anos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) promove a semana do uso racional de medicamentos. Essa semana serve de alerta à população e aos profissionais de saúde quanto ao uso adequado dos medicamentos. Segundo o Ministério da Saúde: “O uso racional de medicamentos parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas, por um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e para a comunidade.”
Este ano, a Farmácia do IPAM estará promovendo uma ação de conscientização sobre o uso racional de medicamentos, no dia 11 de Maio, distribuindo panfletos informativos com dicas de cuidados e descarte de medicamentos na sua loja Matriz e na filial Alfredo Chaves.
O uso racional inicia-se com a prescrição feita pelo médico após a avaliação clínicado paciente. Evite a automedicação! Somente o médico pode avaliar qual medicamento é mais indicado para sua condição clínica e sua faixa etária. Não tome medicamentos indicados por amigos, o que fez bem para eles pode não fazer bem a você.
Dicas importantes:
Avise ao médico quais os medicamentos que você já faz uso e se já teve alguma reação alérgica a medicamentos. Não saia do consultório com dúvidas. Se assegure que você entendeu a recomendação médica: qual o medicamento vai precisar e como utilizá-lo. Confira o medicamento quando for comprar na farmácia. Se você quiser optar por medicamentos genéricos, peça ao médico para prescrever o nome da substância ativa.
Não guarde os medicamentos em lugares úmidos, quentes ou com muita luz, como cozinhas e banheiros. Também evite guardar em lugares baixos, onde as crianças possam alcançar.
As embalagens porta-comprimidos exigem que o medicamento seja mantido na embalagem original. Caso seja uma embalagem fracionável, basta destacar o comprimido ou cápsula no local apropriado (“picote”). Caso não seja fracionável, o ideal é cortar o envelope ou o blister separando apenas aqueles medicamentos que serão utilizados.
confira outras notícias
Publicada: 14/12/2018
PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA