tele-entrega
Publicada: 01/08/2016
Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul
Os meses de junho e julho são os campeões em queimadura, mas elas não acontecem somente nestas épocas e devemos estar atentos também aos acidentes domésticos, principalmente envolvendo crianças. A Sociedade Brasileira de Queimaduras estima que 1 milhão de casos de queimaduras aconteçam por ano no Brasil, destes 300 mil ocorrem com crianças.
As queimaduras podem ser causadas por vários agentes, como o calor, eletricidade e agentes químicos e são classificadas de acordo com o grau da lesão:
*Primeiro grau: aquelas que deixam o local vermelho, mas não causam bolhas;
*Segundo grau: aquelas que atingem uma camada mais profunda da pele provocando bolhas;
*Terceiro grau: são as mais graves que além da pele, podem atingir músculos, gorduras e até os ossos.
O autocuidado em caso de queimaduras visa diminuir a dor e o inchaço, proteger a área queimada e evitar infecções e cicatrizes. Em caso de queimaduras, o primeiro cuidado é afastar o agente causador da queimadura (calor, eletricidade, agentes químicos), e lavar o local com água corrente à temperatura ambiente (nunca gelada) até que a lesão esteja resfriada (5 – 10 minutos).
Observe os possíveis sinais de infecção local (piora da dor, vermelhidão e inchaço persistente, presença de secreção amarela e pus). Se estes sinais forem observados, procure orientação médica. Deve-se ingerir bastante líquido, usar filtro solar regularmente e utilizar analgésicos, se necessário.
Não passe nenhum produto ou receita caseira, não estoure e não esvazie as bolhas, evite tecidos que possam grudar no ferimento, como algodão, e não tire a roupa do paciente queimado (deve-se molhar a vestimenta até a chegada do socorro). Evite a aplicação de qualquer pomada ou medicamentos naturais, cremes refrescantes, cânfora, mentol, hidratantes e qualquer medicação não prescrita, pois esta medida pode agravar a lesão, dificultar o diagnóstico e aumentar o risco de infecção, uma vez que que a pele está debilitada.
Fique atento: Existem inúmeras crenças populares a respeito do tratamento das queimaduras, como passar pasta de dente, óleo de cozinha, folhas de trigo, manteiga, pomadas, entre outros. Contudo, essas ações podem trazer danos à pele!
confira outras notícias
Publicada: 14/12/2018
PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA