notícias

Cosméticos infantis

Publicada: 08/07/2016

Fonte: Cartilha - Cosméticos infantis ANVISA

      Os cosméticos infantis são elaborados de forma a manter as características da pele da criança. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela análise técnica dos cosméticos, garantindo sua qualidade e segurança, bem como a conformidade com a legislação. De modo geral, os cosméticos infantis são hipoalergênicos e dermatologicamente testados.

Maquiagem

      A maquiagem das crianças deve ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida da pele com água. A ANVISA ainda permite que as maquiagens contenham substâncias que deixem gosto ruim no cosmético a fim de evitar que a criança os coloque na boca.

Atenção: A maquiagem para bonecas não são formuladas para crianças e assim não devem ser utilizadas nos pequenos.

Xampus e condicionadores

     Para os cabelos, são indicados somente os xampus próprios para crianças e se houver necessidade de uso de condicionador, este deve ser aplicado e retirado com ajuda de um adulto para garantir que não restará excesso de creme nos cabelos.

Protetor solar

     Assim como os adultos, as crianças devem usar protetor solar diariamente. Para crianças acima de 6 meses, deve-se usar protetor com fator de proteção solar de no mínimo 15 e reaplicar o produto a cada 2 horas. Os banhos de sol devem ser restritos ao tempo e horários indicados pelo pediatra.

     Os especialistas recomendam que só bebês acima de 6 meses usem protetor solar. Para um bebê mais novo que isso, o melhor mesmo é mantê-lo na sombra, longe do sol, com roupas de algodão e chapéu que o protejam dos raios solares. 

Esmaltes

     Os esmaltes infantis são a base de àgua e saem sem a necessidade de uso de acetona ou remover evitando que as crianças entrem em contato com solventes.

Fixadores de cabelo

     Os fixadores de cabelo infantis podem ser coloridos, perfumados, ter fotoprotetor e efeito luminoso, desde que aprovados pela ANVISA. São indicados para crianças a partir de 3 anos de idade e devem ser aplicados exclusivamente por adultos.

Embalagens

     As embalagens de cosméticos infantis devem apresentar sistema de válvulas de dosagem que permitam a liberação de pequenas quantidades do produto e não devem ter pontas cortantes perigosas. Além disso, elas devem ser isentas de substâncias tóxicas e não podem ser apresentadas na forma de aerossol. Os pais devem supervisionar o uso de produtos cosméticos pelas crianças. Caso surjam coceiras, irritações ou alergias suspenda o uso do produto e procure orientação médica.

confira outras notícias

Posse CIPA 2020

Publicada: 05/12/2019

CIPA 2020

RESULTADO DO PDV

Publicada: 19/03/2019

RESULTADO DO PDV - Programa de Desligamento Voluntário

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA

Publicada: 14/12/2018

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA