tele-entrega
Publicada: 22/06/2016
Fonte: Sites: Saúde Melhor e Drauzio Varella
Assim que o corpo sofre um trauma, como uma batida ou lesão, não demora muito para a dor, a vermelhidão e inchaço aparecerem. Nesses casos, há ruptura de vasos sanguíneos (formando hematomas) ou de vasos linfáticos (causando inchaço). A compressa fria é recomendada nas primeiras 48 horas após o ocorrido. Com a temperatura fria da bolsa, os vasos contraem, diminuindo assim o fluxo dos respectivos fluídos e limitando a extensão da lesão e do inchaço. A terapia fria é mais eficaz quando iniciada imediatamente após uma lesão ou exercício físico.
Já a bolsa de água quente deve ser usada algum tempo depois do trauma, pois o calor faz os vasos sanguíneos dilatarem, aumentando o fluxo de sangue na região tratada, o que ajuda a conter o processo inflamatório. A compressa quente também proporciona relaxamento muscular, o que a torna ideal para tratar tensões musculares esporádicas (torcicolos), e pode ser usada ainda para aliviar desconfortos comuns como dor de dente, ouvido e cólicas menstruais.
Embora ambas proporcionem alívio, é preciso ficar atento ao seu uso. Tanto compressas quentes como frias podem ferir peles sensíveis e, dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem até mesmo provocar queimaduras. O ideal é usar a bolsa por 15 minutos protegendo a pele do contato direto com a bolsa tanto quente quanto fria.
Caso haja uma tensão muscular crônica, isto é, você sempre sente algum músculo tenso, o calor vai aliviar a contração muscular excessiva apenas temporariamente. O real motivo dessa tensão deve ser diagnosticado e tratado por um profissional.
confira outras notícias
Publicada: 14/12/2018
PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA