notícias

Asma

Publicada: 24/08/2016

Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e Centro de Informações sobre Medicamentos RS

    A asma é uma doença comum, causada por inflamação das vias aéreas.  Os principais sintomas são: falta de ar ou dificuldade de respirar, tosse seca, aperto e chiado no peito. Esses sintomas podem variar durante o dia, podendo piorar à noite ou de madrugada e com as atividades físicas.

     A causa exata da asma ainda não é conhecida, mas acredita-se que é causada por fatores genéticos (história familiar de alergias respiratórias – asma ou rinite) e ambientais. Existem vários fatores desencadeantes de uma crise de asma em pessoas suscetíveis, como: pólen, ácaros, fungos, fumaça de cigarro, poluição e exposição ao ar frio, entre outros.

     Embora não exista cura, existem tratamentos que melhoram muito os sintomas da asma e proporcionam o controle da doença. A maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação:

  (1) medicação chamada controladora ou de manutenção que serve para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma (ex: corticóides inalados isolados ou em associação com uma droga broncodilatadora de ação prolongada) e,

  (2) medicação de alívio ou de resgate que serve para aliviar os sintomas quando houver piora da asma (broncodilatadores de ação rápida: fenoterol, salbutamol).

    A via inalatória é muito utilizada para o manejo da asma, pois proporciona um efeito mais rápido e com menos efeitos adversos. Existem três tipos de dispositivos inalatórios: inaladores pressurizados (A), inaladores de pó (B, C, D e E) e nebulizadores de jato ou nebulizadores ultrassônicos (F). As bombinhas (inaladores pressurizados) são amplamente utilizados e podem ser usadas juntamente com um espaçador, que além de facilitar o uso da bombinha, reduz a deposição de corticóides na orofaringe e aumenta a disponibilidade pulmonar do fármaco.

   Saiba mais

As bombinhas viciam?

   Não. Essa é a ideia errada mais comum entre asmáticos. O mesmo ocorre com os dispositivos que têm broncodilatadores de curta ação também chamados de medicação de resgate. O paciente ao invés de tratar a asma, fica usando apenas uma substância para aliviar a falta de ar. Como usa muitas vezes, parece que está viciado. Além disso, o tratamento da asma deve ser contínuo, pois quando se pára com o tratamento a asma volta.

Corticóide inalado é perigoso ou faz mal?

   Não. Os corticóides inalados são mais modernos e potentes, usados em doses muito pequenas, sendo assim seguros para crianças e adultos.

   Os efeitos colaterais mais comuns dos corticoides inalados são locais incluindo rouquidão, pigarro e candidíase oral (sapinho) e, em geral, podem ser prevenidos enxaguando a boca com água após o uso da medicação. 

confira outras notícias

Posse CIPA 2020

Publicada: 05/12/2019

CIPA 2020

RESULTADO DO PDV

Publicada: 19/03/2019

RESULTADO DO PDV - Programa de Desligamento Voluntário

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA

Publicada: 14/12/2018

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA